Votação dos dirigentes do CREA em Minas terá a segurança do voto eletrônico

Cerca de 190 mil profissionais votarão usando 358 urnas emprestadas pela Justiça Eleitoral

Eleições parametrizadas realizadas com apoio do TRE-MG, que emprestou 358 urnas eletrônicas.

Nesta sexta-feira (15), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) fará eleição para escolha de seus novos dirigentes. Para viabilizar o pleito, o TRE vai emprestar, com base em convênio firmado entre as duas instituições, 358 urnas eletrônicas, possibilitando que os cerca de 190 mil profissionais registrados ativos possam votar com maior segurança. O Crea é uma autarquia federal que regulamenta e fiscaliza o exercício dos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia.  

A votação é para a escolha dos seguintes cargos: presidente do Crea-MG, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), diretoria regional da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea e para inspetores das unidades de atendimento do estado.

Os mesários são disponibilizados pelo próprio Crea-MG e receberam treinamento dos servidores dos cartórios eleitorais responsáveis pelas cidades em que acontece o pleito. Não há custo para a Justiça Eleitoral, pois as despesas, inclusive de deslocamento dos equipamentos, são de responsabilidade do Crea-MG.

Empréstimo de urnas

O empréstimo de urnas é chamado de eleição parametrizada, em que o TRE empresta urnas eletrônicas e faz a configuração dos dados, em um software específico, para atender às necessidades da instituição que solicita a parceria. É uma eleição não oficial realizada por instituições públicas ou particulares com a utilização, a título de empréstimo, do sistema eletrônico de votação.

A primeira eleição parametrizada em Minas ocorreu em 1997 e desde então o TRE já promoveu 159 eleições do tipo. A normatização está presente nas Resoluções nº 22.685/2007 do TSE e nº 745/2009 do TRE-MG.

Siga-nos no  Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no  Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido