TRE lança selo e exposição para comemorar os 20 anos da urna eletrônica

TRE lança selo e exposição para comemorar os 20 anos da urna eletrônica

 Logomarca da memoria eleitoral

Para celebrar os 20 anos da urna eletrônica, o TRE inaugura na sexta-feira (30) a exposição Urna Eletrônica 20 Anos – Uma conquista pela verdade das urnas. Na ocasião, também será lançado o Selo Comemorativo em homenagem às duas décadas do voto eletrônico no Brasil. O evento será a partir das 16h, no Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Minas Gerais (Avenida Prudente de Morais, 320, Cidade Jardim).

A exposição é composta, dentre outros objetos e documentos, por modelos de urnas utilizadas desde o período colonial e por documentos que mostram a preocupação da Justiça Eleitoral com a segurança do voto ao longo do tempo. O objetivo é levar o visitante a uma reflexão sobre as lutas e vitórias de toda a sociedade sobre práticas de fraude nas eleições, colocando a urna eletrônica como um símbolo dessa história. A mostra foi organizada pela Assessoria de Cerimonial e Memória Eleitoral do TRE, com apoio de outros setores da instituição, e ficará montada até 2018. Qualquer pessoa pode visitá-la, de segunda a sexta, das 13h às 18h. O Centro de Memória também organiza visitas guiadas, que devem ser agendadas pelo email acer@tre-mg.jus.br.

Os selos em homenagem aos 20 anos da urna eletrônica serão normalmente utilizados nas correspondências enviadas pelo TRE de Minas. Durante todo o mês de outubro, no entanto, os selos comemorativos serão também apostos às correspondências de todo o Estado emitidas a partir da Agência Central dos Correios, em Belo Horizonte.

O costume de lançar selos comemorativos é usualmente adotado pelas instituições públicas. No TRE, essa prática foi realizada pela primeira vez em 2012 por ocasião dos 80 anos de instalação da Justiça Eleitoral.

 

Saiba mais sobre o voto eletrônico.

Conheça a página da Memória da Justiça Eleitoral.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido