Representante do IBGE apresenta ao TRE projeto com dados dos municípios brasileiros

Representante do IBGE apresenta ao TRE projeto com dados dos municípios brasileiros

Reunião do presidente do TRE, desembargador Domingos Coelho, com a chefe da Unidade do IBGE em M...

A chefe da Unidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Minas Gerais, Maria Antônia Esteves da Silva, esteve no TRE nesta quinta-feira (22) para apresentar ao presidente do Tribunal, desembargador Domingos Coelho, o projeto O seu Município em Números 2016, iniciativa do IBGE em parceria com o TSE para informar eleitores e candidatos sobre dados básicos de todos os 5.570 municípios brasileiros. O projeto, composto de folhetos informativos, pode ser acessado pelo sistema Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais da Justiça Eleitoral (DivulgaCand) e também pelo site do IBGE.

 

O objetivo do material é fazer chegar às partes envolvidas nos processos eleitorais as informações necessárias para qualificar os debates e possibilitar aos cidadãos uma escolha consciente e embasada. Por isso, os folhetos informativos também foram enviados a todos os candidatos do País a partir da cessão do banco de dados da Justiça Eleitoral ao IBGE. O eleitor pode acessar o material pela internet, e organizações da sociedade civil e veículos de comunicação já começaram a receber os folhetos impressos, enviados pelo IBGE.

 

Durante a visita, o presidente do TRE parabenizou o IBGE pela iniciativa, destacando a importância do trabalho para conhecimento da realidade dos municípios brasileiros.

 

Além das informações sobre os municípios, os folhetos apresentam breve explicação sobre o trabalho do prefeito e do vereador. Há dados sobre população e domicílios, economia, saúde, educação e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). É possível conhecer, por exemplo, informações sobre a destinação final do lixo, número de matrículas em creches e escolas infantis, rendimento domiciliar per capita, pessoas residentes no município, número de hospitais e postos de saúde e notificações de dengue.

 

Para mais informações, os canais de contato com a Supervisão de Disseminação de Informações (SDI) da Unidade do IBGE em Minas Gerais são os seguintes: ibgemginforma@ibge.gov.br; (31) 2105-2406 / 2408 / 2410 / 2483.

 

Siga-nos no Twitter.

 

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido