Nota sobre Operação da PF de combate à tentativa de fraude eleitoral

Nota sobre Operação da PF de combate à tentativa de fraude eleitoral

A Justiça Eleitoral parabeniza o trabalho da Polícia Federal que, hoje (13), prendeu suspeitos de integrar uma associação criminosa de estelionatários. Eles diziam que fraudavam a urna eletrônica e chegaram a cobrar R$ 5 milhões de um prefeito de uma cidade próxima a Porto Alegre na suposta tentativa de fraudar as eleições do próximo dia 2, e R$ 600,00 para as eleições de vereador. A operação foi chefiada pelo delegado Fernando Cesarin, que já foi servidor da Justiça Eleitoral gaúcha e usou o conhecimento adquirido para realizar um trabalho bastante ágil. Foi apenas um mês entre a denúncia e a prisão dos investigados. Mais de 20 números de telefone monitorados.

A operação deflagrada hoje, além de deixar claro que a segurança da urna não foi violada, foi realizada exatamente no dia em as urnas começam a ser carregadas com o sistema de votação e a partir de agora não podem mais ser modificadas. Os sistemas foram lacrados digitalmente em uma cerimônia que contou com a presença do Ministério Público, OAB, Polícia Federal e da Câmara dos Deputados, realizada na semana passada.

A Justiça Eleitoral recebeu a notícia da operação com muito pesar e alerta para que candidatos e cidadãos não caiam em golpes como esse. A urna é um equipamento que tem se mostrado inviolável e todo o processo de votação é extremamente seguro. Em 20 anos de história da urna, não houve uma fraude sequer no processo eleitoral brasileiro.

Vale lembrar que, segundo as informações da Polícia Federal, um dos suspeitos com o mandado de prisão preventiva expedido está foragido. Ainda assim, vale ressaltar que as atitudes dessas pessoas não coloca em risco o pleito eleitoral, uma vez que, eles são investigados por estelionato. Portanto, a votação no próximo dia 2 de outubro, além de garantida, continua segura como foi até hoje, desde a criação da urna eletrônica.

Min. Gilmar Mendes

Presidente do TSE


Reproduzido do site do TSE

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido