Sorteio de urnas eletrônicas que passarão por auditoria será no sábado

Sorteio de urnas eletrônicas que passarão por auditoria será no sábado

TRE-MG Soeio das urnas da eleição paralela. Foto: Cláudia Ramos - CCS/TRE-MG

As seções eleitorais que terão urnas eletrônicas auditadas pelo procedimento da votação paralela serão sorteadas no sábado (29), véspera do 2º turno das Eleições 2016. A audiência será na Sala de Sessões do TRE-MG (Avenida Prudente de Morais, 100, 3º andar, Cidade Jardim), a partir das 9h. Serão sorteadas quatro seções eleitorais – uma de Belo Horizonte e uma de cada uma das três cidades do interior onde haverá 2º turno (Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros).

 

A auditoria das urnas eletrônicas tem por objetivo a demonstração da segurança e confiabilidade do sistema de votação eletrônica por meio da gravação dos procedimentos, fiscalização e verificação de resultados. Os procedimentos são feitos em urnas eletrônicas, devidamente lacradas e preparadas com dados das Eleições 2016, das quatro seções eleitorais que serão sorteadas. As urnas são trazidas para o TRE no mesmo dia e substituídas por urnas reservas das respectivas zonas eleitorais.

 

Para a realização dos procedimentos, a Comissão de Votação Paralela, instituída pela Resolução 1.020/2016, presidida pelo juiz Wauner Batista Ferreira Machado (titular da 38ª Zona Eleitoral, de Belo Horizonte) e por sua substituta, juíza Maria Isabel Fleck (titular da 331ª Zona Eleitoral, de Belo Horizonte), providenciará, após o sorteio, o preenchimento das cédulas de votação correspondentes a cada município sorteado. As cédulas serão preenchidas por representantes de entidades da sociedade civil e dos partidos políticos  e guardadas em urnas de lona lacradas. 

 

Os trabalhos de auditoria consistem em comparar os votos registrados nas cédulas de papel com aqueles que foram digitados na urna eletrônica. Todo o procedimento é filmado pela Justiça Eleitoral para que, caso não haja coincidência entre os resultados, possam ser rastreadas as gravações dos votos que apresentaram diferença.

 

São convocados para acompanhar os procedimentos da votação paralela e a auditoria das urnas eletrônicas, que acontecerão simultaneamente à votação no dia 30 de outubro, representantes de partidos políticos e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil, de entidades representativas da sociedade e, desde que o local comporte, o público em geral. Também estarão presentes representantes da empresa Maciel Auditores e Consultoria S/S Ltda.

 

A  Resolução 23.458/2015 traz os detalhes sobre a votação paralela, que foi instituída pela Justiça Eleitoral em 2002, pela Lei 10.408.

Siga-nos no Twitter.

Curta a nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido