Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet

Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet

TRE-MG justificativa web. Foto: Cláudia Ramos - CCS/TRE-MG

Os eleitores que deixaram de votar no primeiro ou segundo turno e ainda não solicitaram a justificativa podem agora fazer isso pela internet. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais passou a adotar nesta segunda-feira (7) um sistema de justificativa pela web, que ficará disponível até o dia 29 de dezembro - prazo final para justificativa referente ao segundo turno. Quem não votou no primeiro turno tem até o dia 1º de dezembro para fazê-lo.

Para acessar o sistema, clicar no menu "Eleitor" / “Justificativa Eleitoral Web” e seguir as instruções. O eleitor deve anexar documento que comprove a razão da ausência. O deferimento não é automático, vai depender da análise do juiz eleitoral. Como o voto é obrigatório, só motivos considerados justos pelo magistrado dispensarão o eleitor de pagamento de multa. O andamento do pedido também pode ser acompanhado pelo sistema, que envia e-mail ao eleitor cadastrado.

 

Regularização fora do prazo

O eleitor que não votou e não teve motivo justo para isso deve procurar pessoalmente qualquer cartório eleitoral, a qualquer tempo, para regularização e possível pagamento de multa.  É importante que todos se mantenham quites com a Justiça Eleitoral, a fim de evitar transtornos futuros, como, por exemplo, para requerer passaporte, para obter empréstimos em bancos federais e estaduais, participar de concurso público etc.

Em caso de dúvidas, o Disque-Eleitor (148) atende de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos finais de semana, das 8h às 18 horas.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta a nossa página no Facebook.

 

Atualizado em 30/11/2016, às 19h55.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido