Congresso de Direito Eleitoral debate legitimidade democrática

Congresso de Direito Eleitoral debate legitimidade democrática

TRE-MG-Congresso-Direito-Eleitoral

Belo Horizonte será sede, nos dias 8, 9 e 10 de junho, do I Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral: Diálogos sobre Democracia e Direito Eleitoral. O evento, uma parceria da Escola Judiciária do TRE-MG com o Centro Universitário Newton Paiva, pretende debater o processo eleitoral brasileiro com base em teorias do modelo de legitimidade da democracia.  

As inscrições para o evento, que ocorrerá no Auditório Nominato da Newton Paiva, são gratuitas até o dia 1º de junho.  Os pesquisadores que desejarem participar dos Grupos de Trabalho (GT’s), no dia 9 de junho, devem fazer inscrição específica, enviando resumos para integrar os debates. O objetivo dos grupos é apresentar pesquisas temáticas sobre Direito Eleitoral e Ciência Política.

Na conferência de abertura, o professor de Ciência Política, Economia Política Internacional e de História do Pensamento Econômico Adriano Gianturco Gulisano debaterá o mito da corrupção na democracia brasileira. A partir desse recorte, diversos atores do processo eleitoral – pesquisadores, promotores, advogados, magistrados, dentre outros – formarão a estrutura de conferências e painéis baseados em categorias como legitimidade, participação, representação e controle.

Magistrados e servidores do TRE estão entre os expositores e mediadores já confirmados no Congresso.

O Auditório Nominato Newton Paiva fica na Avenida Carlos Luz, 220, bairro Alto Caiçaras. A organização do evento sugere que os participantes levem 1kg de alimento não perecível.

 

Siga-nos no Twitter

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido