Mais de 500 mesários serão treinados no Palácio das Artes no dia 29

Mais de 500 mesários serão treinados no Palácio das Artes no dia 29

Eleições 2016

Mais de 500 mesários da 34ª Zona Eleitoral, de Belo Horizonte, - que abrange bairros como Gutierrez, Cidade Jardim e Santa Lúcia – serão treinados nesta segunda-feira (29) no Grande Teatro do Palácio das Artes. O treinamento, direcionado para os segundos mesários e secretários das mais de 250 seções eleitorais da 34ª, será das 8h30 às 11h. Essa é uma das ações feitas em todo o Estado com o objetivo de capacitar os eleitores que atuarão nas mesas receptoras de votos nas Eleições 2016.

O juiz eleitoral José Maurício Cantarino Villela, titular da 34ª, vai abrir a programação do treinamento e dará as boas vindas aos mesários participantes. Em seguida, será transmitido um vídeo com orientações gerais, produzido pelo TSE. Para fechar, a chefe da Zona Eleitoral, Fernanda Prade Monteiro Paes, falará, dentre outros assuntos, sobre a postura que os mesários devem adotar no dia das eleições e sobre as principais novidades para esse ano, como a identificação biométrica em parte do eleitorado de BH e a possibilidade de leitura dos boletins de urna via QR Code.

Desde o início do mês de agosto até o início de setembro, os cerca de 18 mil mesários que vão trabalhar nas 4.500 seções eleitorais de Belo Horizonte participam de treinamentos. Alguns são feitos no auditório do TRE, outros em entidades situadas nas regiões das Zonas Eleitorais ou ainda no Centro de Treinamentos da Justiça Eleitoral mineira, no Centro da Cidade. Pelo Estado, o treinamento de mesários também já começou, com cronograma definido por cada Zona Eleitoral.

Nas Eleições 2016, estima-se que serão necessários 196 mil mesários em todo o Estado (quatro por seção) para atuarem perante as mesas receptoras de votos nas 351 zonas eleitorais do Estado e nas 49 mil seções.

Além do treinamento presencial, a Justiça Eleitoral também prepara os seus mesários por meio de capacitação a distância. O curso na modalidade EAD tem número de vagas limitado e é direcionado para aqueles mesários que não participarem dos treinamentos presenciais, de acordo com definição de cada zona eleitoral. Em BH, como todos são treinados presencialmente, o curso a princípio não está sendo oferecido. Saiba mais.

Sugestão de pauta – Treinamento de mesários no Palácio das Artes
Fonte:
juiz José Maurício Cantarino Villela
Data: 29/08
Horário: 8h15

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido