Sônia Diniz Viana toma posse como juíza substituta da Corte Eleitoral

Sônia Diniz Viana toma posse como juíza substituta da Corte Eleitoral

TRE-MG Sessão plenária de posse da juiza Sônia Diniz Viana - Foto: Cláudia Ramos CCS/TRE-MG

A juíza Sônia Diniz Viana (foto) tomou posse, na sessão desta quinta-feira (1º), como integrante substituta da Corte Eleitoral mineira, na cadeira destinada à Justiça Federal. Indicada no dia 10 de setembro pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a magistrada entrou na vaga que surgiu com a ascensão do juiz federal Carlos Roberto de Carvalho a membro efetivo do TRE. A juíza integrou a Corte mineira entre 2001 e 2003.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Paulo Cézar Dias, deu boas vindas à juíza: “o TRE se sente orgulhoso com o retorno da senhora, que engrandeceu esta Casa e engrandecerá ainda mais”. “O seu conceito ultrapassa as fronteiras de Minas”, destacou o desembargador. Também saudaram a nova juíza do Tribunal os demais membros da Corte, o procurador eleitoral Patrick Salgado e o advogado Mauro Bonfim, em nome dos profissionais que atuam no Tribunal.

Sônia Viana fez um discurso emocionado: “esta Casa tem um lugar especial em minha vida e a Justiça Federal muito se enaltece de participar do TRE”, afirmou. Ela destacou aspectos da sua trajetória profissional, que inclui o fato de ter sido servidora da Justiça Eleitoral mineira na década de 70, e agradeceu a presença de cada um dos presentes. Compareceram à posse magistrados, servidores da Justiça Federal, professores e alunos da Faculdade Milton Campos e familiares da juíza.


Natural de Belo Horizonte, Sônia Viana possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. Especialista em Ciências Penais pela UFMG, atualmente é juíza titular da 6ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais. É membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas, além de professora titular de Direito Processual Penal da Faculdade Milton Campos. Entre 1985 e 1988, atuou como procuradora da República em Minas Gerais, e desde 2007, exerce o cargo de juíza convocada para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

 

Siga-nos no Twitter.


Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido