Juiz de Fora e mais 16 municípios mineiros recebem o recadastramento biométrico

Juiz de Fora e mais 16 municípios mineiros recebem o recadastramento biométrico

TRE-MG cadastramento eleitoral biométrico - foto: Cláudia Ramos - ASCOM/TRE-MG

O projeto de implantação da biometria em Minas Gerais continua se expandindo. A partir desta semana e do início da próxima, também os eleitores de Juiz de Fora, Belmiro Braga e Coronel Pacheco, na Zona da Mata; Janaúba e Verdelândia (Região Norte); Mantena, Central de Minas, Mendes Pimentel, São Félix de Minas e São João do Manteninha (Vale do Rio Doce)e Santo Antônio do Monte (Centro-Oeste) podem procurar a Justiça Eleitoral para o recadastramento biométrico, para poderem votar de modo mais seguro e moderno nas Eleições 2016 – embora, nesses casos, o comparecimento não seja obrigatório.

Já os eleitores de Chácara e Vieiras (Zona da Mata), Nova Porteirinha (Norte), Nova Belém (Vale do Rio Doce)e Pedra do Indaiá (Centro-Oeste) devem comparecer aos postos de atendimento para fazer a revisão biométrica, se não quiserem ter seus títulos cancelados, até o dia 18 de dezembro.

No caso de Juiz de Fora, o processo será feito na medida em que houver a procura por algum serviço eleitoral, ainda sem prazo limite para o comparecimento dos eleitores. A Central de Atendimento da cidade fica na Avenida Presidente Itamar Franco, 1.418, no Centro, e dispõe de sete guichês para atendimento biométrico.

 

Confira as datas do início da revisão em cada município:

 

Municípios a revisar

Zona Eleitoral/Município-sede

Data

Chácara

155ª ZE/Juiz de Fora

29/09

Nova Porteirinha

147ª ZE/Janaúba

05/10

Nova Belém

169ª ZE/Mantena

05/10

Vieiras

290ª ZE/Miradouro

05/10

Pedra do Indaiá

249ª ZE/Santo Antônio do Monte

06/10

 

Em Senador Cortes (Zona da Mata), os eleitores poderão fazer o recadastramento biométrico no ônibus TRE Aqui, que ficará estacionado em local de grande circulação, conforme tabela abaixo:

 

Município

Período do ônibus TRE Aqui

Senador Cortes

07/10 a 17/10

 

Após o fim do período do ônibus nesse município, os eleitores têm até o dia 18 de dezembro para se dirigir ao cartório eleitoral do município-sede para fazer a revisão.

O horário de atendimento do recadastramento biométrico é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h nos cartórios, e de segunda a sábado, das 9h às 17h no ônibus.

 

Documentação necessária e procedimentos

 

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço, para que o eleitor comprove seu vínculo com o município onde vota. Os maiores de 18 anos que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez podem fazê-lo durante o recadastramento biométrico. Nesse caso, os eleitores do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.

Os eleitores desses municípios podem obter mais informações no cartório  eleitoral responsável ou pelo Disque-Eleitor (148).

 

Outros municípios

 

Para mais informações sobre os municípios que já passaram ou vão passar pela revisão biométrica, acesse a página Biometria em Minas Gerais.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido