Em um mês de atendimento, BH já tem mais de 7 mil eleitores biometrizados

Em um mês de atendimento, BH já tem mais de 7 mil eleitores biometrizados

TRE-MG cadastramento eleitoral biométrico - foto: Cláudia Ramos - ASCOM/TRE-MG

O cadastramento biométrico em Belo Horizonte começou em setembro e, em um mês de atendimento, cerca de sete mil eleitores da Capital já se cadastraram biometricamente e estão aptos a votar do modo mais seguro e moderno nas Eleições 2016. BH conta, atualmente, com 40 equipamentos para coleta de dados biométricos divididos por suas quatro Centrais de Atendimento ao Eleitor (confira os endereços). O eleitor belo-horizontino pode ser atendido em qualquer uma delas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

O cadastramento biométrico em BH ainda não é obrigatório e o eleitor pode agendar o seu atendimento pelo site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148). Por meio do agendamento, o eleitor marca o horário em que será atendido com prioridade. Na última semana de setembro, as Centrais de Atendimento de BH no Lourdes, no Cidade Nova, no Barreiro e em Venda Nova superaram a média de atendimentos diária até então – 337 – e atingiram a marca de 429 eleitores biometrizados em um dia. A tendência é de que o número aumente quanto mais próximo do fechamento do cadastro eleitoral, em maio de 2016. Até agora, BH tem mais eleitores cadastrados biometricamente do que o total de eleitores de mais da metade dos municípios do Estado.

 

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve levar um documento de identificação oficial com foto, comprovante de endereço, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver). No caso de eleitores que estiverem fazendo o título de eleitor pela primeira vez, os do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. Para essa primeira inscrição como eleitor, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão.

 

Contagem, Betim, Araguari e Uberlândia também iniciaram o cadastramento biométrico não obrigatório em setembro e, além desses, outros municípios já estão atendendo os eleitores por meio da identificação biométrica de seus dados.

 

Em alguns casos, o cadastramento biométrico é obrigatório, já que é feito por meio de revisão eleitoral, e tem um prazo para o comparecimento do eleitor, sob pena de cancelamento de seu título. Confira todos os municípios que passam pelo recadastramento obrigatório e pela biometria ordinária (não obrigatória) na página Biometria em Minas Gerais.

 

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido