O que o eleitor precisa saber - 2º turno

Para votar

A votação acontece das 8 às 17 horas. O eleitor, com domicílio eleitoral nas cidades onde se realiza o 2º turno das eleições, deverá votar levando o título de eleitor e um documento oficial com foto. Em Minas Gerais, os municípios de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros terão 2º turno.

Os eleitores dessas cidades que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação
terão de justificar sua ausência.

 

O local de votação no segundo turno é o mesmo do primeiro turno?

Será o mesmo local, a não ser que haja algum contra-tempo por força-maior (nesse caso, eventuais alterações serão divulgadas).

 

Sobre os locais de votação

Os endereços de todos os locais de votação na Capital e no interior estão disponíveis no site do TRE.

 

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?

Quem não votou no 1º turno deve votar normalmente no segundo turno.

 

O que pode acontecer com o eleitor que não votar no segundo turno?

Ele deve se justificar no dia, se estiver fora da cidade onde vota, ou até 60 dias depois, em qualquer cartório eleitoral do país, apresentando ao juiz eleitoral uma documentação que comprove sua impossibilidade de comparecimento. Após esse prazo, o eleitor que não votou nem justificou a ausência ao voto no dia da eleição ainda deverá procurar regularizar sua situação junto a qualquer cartório eleitoral, mas, neste caso, estará sujeito à cobrança de multa.

Quem perder o título eleitoral entre o primeiro e o segundo turnos ainda pode pedir uma segunda via do documento?

Nâo, esse prazo da segunda via não será reaberto antes do 2º turno.

 

Para se justificar

Em Minas, a justificativa deve ser feita pessoalmente pelo eleitor, no dia do 2º turno da eleição – 26 de outubro  - em qualquer local de votação das cidades: Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros; e ainda no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, no mesmo horário da eleição – 8 às 17 horas.

Nas cidades onde não haverá segundo turno, serão montadas Mesas Receptoras de Justificativa em locais que serão divulgados próximo à eleição, e que funcionarão no dia 26/10, das 8 às 17 horas. Não existe mais a justificativa nos correios.

 

Documentos necessários para a Justificativa Eleitoral

No dia da votação, basta que o eleitor, portando seu título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto, dirija-se a qualquer local destinado ao recebimento do formulário de justificativa eleitoral e entregue o respectivo formulário devidamente preenchido.

Caso não esteja com seu título, o eleitor poderá obter o seu número por meio do Disque-Eleitor: 31 - 3291-0004 ou 148 (somente nas localidades com DDD 31), ou ainda nos cartórios eleitorais. É importante obter o número do título com antecedência, pois, no dia da eleição, aumenta muito o número de ligações para o Disque-Eleitor, o que pode tornar mais lento o atendimento ao eleitor.

O formulário de justificativa eleitoral é gratuito. O eleitor pode pegá-lo no site do TRE, ou, em Belo Horizonte, nos seguintes locais:

Local

Período de distribuição

Cartórios Eleitorais e Portarias do TRE

16 a 26 de outubro

Site do TRE-MG

16 a 26 de outubro

Agências do Banco do Brasil

20 a 24 de outubro

Agências da Caixa Econômica Federal

20 a 24 de outubro

Agências dos Correios

20 a 25 de outubro

Terminal Rodoviário Israel Pinheiro

23 a 26 de outubro

Seções Eleitorais (locais de votação)

26 de outubro

 

No Terminal Rodoviário Israel Pinheiro funcionará um posto de distribuição e informações, onde o Formulário de Justificativa poderá ser impresso com os dados do eleitor.

 

Sobre os títulos cancelados

O eleitor que deixou de votar e de justificar em três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição) e teve seu título cancelado NÃO PODERÁ VOTAR nas eleições 2008. Ele deve procurar o Cartório Eleitoral da zona onde vota, somente a partir de novembro de 2008, quando o cadastro nacional de eleitores será reaberto. Em junho de 2008, foram cancelados em Minas 211.550 títulos eleitorais de um total de 1.011.218 eleitores de 174 municípios que passaram por revisão eleitoral determinada pelo TSE, de 5 de novembro a 4 de dezembro de 2007.

 

Dúvidas gerais

O eleitor pode se informar sobre vários assuntos por meio do Disque-Eleitor – (31) 3291-0004 (para todo o Estado) e o número 148 (nas localidades com cobertura da DDD 31) de segunda à sexta, de 7 às 19 horas. O eleitor também pode acessar o “Fale conosco” .